Yamaha Racing anunciou esta manhã, em Motegi, no Japão que tenham finalmente chegado a um acordo com Jorge Lorenzo, que vê o piloto espanhol a assinatura de um contrato de dois anos com a equipe de fábrica. A surpresa não é um anúncio, Lorenzo já deixou claro ao longo da temporada que seu objetivo era permanecer na Yamaha, com a empresa japonesa fazendo propostas semelhantes.
Lorenzo, no entanto, o estrangeiro MotoGP último a se inscrever para o próximo ano, com a demora provável ser devido às negociações salariais e outras regalias dentro da equipe, como o desenvolvimento da YZF-M1 de acordo com seu estilo de pilotagem. Lorenzo está 56 pontos à frente de Dani Pedrosa para o título do Campeonato de MotoGP, e é favorito para vencer o prêmio este ano para a Yamaha, depois de terminar o ano passado, segundo a colega de equipa Valentino Rossi.
"Estamos extremamente felizes por termos chegado a um acordo com Jorge continuar a ser um piloto de fábrica da Yamaha para 2011 e 2012", disse o diretor da Yamaha Motor Racing, Lin Jarvis. "Estou particularmente satisfeito por finalmente chegar a acordo em vigor aqui no Japão, pois agora vai permitir Jorge concentrar todos os seus esforços e concentração nas próximas semanas para tentar garantir o título de seu piloto de primeira classe MotoGP. Sendo apenas 23 anos, eu acredito Jorge tem uma longa carreira pela frente e esperamos que ele possa ganhar muitos títulos mundiais com a Yamaha. "
"Minha primeira opção sempre foi a de ficar aqui com a Yamaha e estou muito contente que isso aconteça", explicou Lorenzo. "Eu me sinto feliz aqui;. Tenho boas pessoas ao meu redor, uma forte relação com a Yamaha e uma moto grande" Lorenzo passou a explicar o seu entusiasmo para o próximo ano e fazer parcerias com Ben Spies na equipe de fábrica. Yamaha já disse no início da semana que o "muro" vai descer na garagem, com ambos os pilotos terem acesso a todos os outros dados de equitação e configurações de instalação. Yamaha tinha erguido um muro metafórico na temporada de 2009, a pedido de Valentino Rossi, que não querem compartilhar suas informações com o astro em ascensão Lorenzo.