Como Economizar Gasolina
-Carga desnecessária: é indicado que você elimine o peso desnecessário do veículo, pois quanto mais pesado, mas você deverá que acelerar para alcançar a velocidade desejada, por isso, se livre das malas, malas, livros, brinquedos, ferramentas e o que mais for desnecessário. Pode não ocorrer uma melhora significativa, mas ajuda na economia.
-Pneus: sempre calibre os pneus do veículo pelo menos uma vez por semana ou se preferir toda vez que encher o tanque, sendo que é preciso saber a pressão ideal e para se informar a respeito, basta ler o manual do veículo.
-Limpeza: para quem sempre tem que estar viajando e em períodos longos, mantenha limpo e encerado o carro, pois segundo estudo nestas condições o veículo possui uma economia de pelo menos 7% graças a diminuição do atrito do veículo com o ar, assim aumenta-se a aerodinâmica.
-Transito lento: em um transito congestionado é indicado desligar o motor, caso permaneça mais de cinco minutos parado, pois o motor não terá que trabalhar evidentemente diminuirá o consumo.
-Marcha lenta: é indicado que o motorista utilize sempre marcha alta, principalmente quando viajar em velocidade média e permanente. Quando o veículo inicia a se mover é necessário ter maior força do motor, assim é preciso utilizar a primeira marcha, e quando o mesmo alcança uma determinada velocidade é indicado trocar de marchas até a maior sem que haja vibrações ou força desnecessária do motor. Assim, você necessitará apenas pressionar suavemente o acelerador fazendo com que o carro consuma menos gasolina.
-Ar condicionado: Em determinados trechos curtas de sua cidade ou relativamente com abaixa velocidade evite utilizar o ar condicionado, pois o uso deste aumenta cerca de 10% o consumo de combustível. Já em viagens longas e de estrada, é indicado que você não mantenha as janelas abertas para evitar a criação de uma resistência aerodinâmica e até mesmo uma turbulência no interior do automóvel que resultará no maior consumo de gasolina.
-Estilo de direção: é sempre recomendado dirigir com calma, principalmente se você estiver no transito lento ou na cidade, pois de nada irá adiantar dirigir velozmente, forçando o motor e consequentemente aumentando o consumo de gasolina, pois não adianta de nada acelerar e para na próxima esquina. As aceleradas violentas aumentam de forma exagerada o consumo de combustível do veículo e em curtas distâncias não haverá economia.